INICIO > PUBLICAÇÕES > GAVIÃO-CARIJÓ MELÂNICO?  

Primeiro registro do gavião-carijó (Rupornis magnirostris) melânico?
É o que parece! sem dúvida uma das fotos mais interessantes da espécie!


Gavião-carijó (Rupornis magnirostris) melânico. Paramaribo/Suriname. Dezembro de 2010.
Foto:
Carl Beel

Bela imagem do gavião-de-cauda-branca (Geranoaetus albicaudatus) com plumagem melânica. Jacutinga/MG, Julho de 2010 Foto: Cláudia Komesu

Texto de: Willian Menq
Publicado em: 22 de Fevereiro de 2011.

As aves de rapina melânicas (também chamadas de aves "fase escura" ou "dark morph" em inglês) são aquelas que apresentam a produção de melanina em excesso, o que as deixam com a plumagem preta ou mais escura que o padrão normal. O melanismo é causado por uma mutação genética em genes recessivos.

Em dezembro de 2010, o fotógrafo Carl Beel fotografou um Rupornis magnirostris (imagem acima) aparentemente melânico em uma área rural próximo a capital Paramaribo, no Suriname. Na foto é possível notar a coloração homogênea do indíviduo, padrão típico de um buteonine melânico, provavelmente melânico. O R. magnirostris, apresenta uma grande variação de cores na plumagem conforme a região e subspécie, alguns são mais acinzentados, outros pardos ou amarronzados. Porém, ainda não se tinha notícia de indivíduos melânicos na espécie, sendo o registro sem dúvida muito importante.